20 de fevereiro de 2008

Nem só de Brigas...


Nesta quarta-feira (20), a Fundação Nacional de Saúde faz a “mostra de uma experiência bem-sucedida”, na Área da Educação em Saúde da Coordenação Regional do Pará. O evento tem por finalidade apresentar o material educativo sobre os agravos: DST/HIV/AIDS, Parasitoses e Doenças de Pele – resultado do trabalho realizado junto às comunidades dos povos Wai Wai e Gavião.
A partir da percepção de profissionais indígenas e não indígenas foi produzido o material educativo, em forma de álbuns seriados, das etnias Wai Wai e Gavião, conforme discutido e definido no encerramento do curso. O material é parcialmente bilíngüe (línguas portuguesa e indígena) e servirá como ferramenta para o trabalho de prevenção realizado pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) junto à população indígena do Distrito Sanitário Especial Guamá-Tocantins (Dsei Guatoc)
A produção e a apresentação dos álbuns é uma realização da Funasa, por meio dos setores de Educação em Saúde e Capacitação, em parceria com o UNICEF, SEDUC e Museu Emílio Goeldi. A construção do material respeitou o princípio étnico-cultural das etnias trabalhadas e tem a função de trabalhar os temas de saúde nas aldeias.

Fonte: ORM

Nenhum comentário: