9 de fevereiro de 2008

Blá...blá...blá...

Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (8), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou que "não se pode atribuir aos pequenos produtores rurais, que estão assentados em pequenos lotes, o desmatamento da Amazônia". Ele argumentou que esses agricultores não têm como substituir a forma de produção com a qual trabalham, a não ser que tenham acesso a crédito e a itens como insumos, equipamentos e tratores agrícolas, além de estradas que lhes permitam escoar a produção.

Este trecho do discurso do senador demonstra a distorção ao não se pensar em um todo.

Explico: é verdade que um só pequeno agricultor (em um lote de 100 hectares) não é responsável pelo desmatamento da Amazônia, mas imaginemos que os assentamentos promovidos pelo INCRA são políticamente direcionados a angariar votos e ambientalmente incorretos, uma vez que demandam milhares de pequenos agricultores devastando as matas ciliares e muito mais que os 80% previstos para a conservação natural das florestas. Assim, milhares de pequenos são equivalentes a um todo e devastam sim demais as florestas amazonicas.

Tem que se cuidar dos pequenos, que depois de devastar sua terra irão embora e a venderão para o mais próximo pecuarista portentoso.

Nenhum comentário: