21 de janeiro de 2008

Reintegração de Posse em Garimpo


A Justiça do Amazonas concedeu reintegração de posse de uma área no sul do estado conhecida como garimpo do Juma, onde se procedia a exploração de ouro por cerca de mil pessoas, pouco antes que o empresário José Ferreira da Silva Filho, o Zé Capeta, que administrava a área, abrisse uma cratera gigante no meio do garimpo para fornecer água à atividade de remoção das grotas, onde se encontra o ouro, com o uso de "bicos de jato".


De acordo com duas lideranças do garimpo, André Brasil e Deuzamira Guedes, a atividade cresceu muito dentro da selva e está faltando água para a extração do metal. O verdadeiro proprietário das terras, Flávio Moreira Veras, reassumiu no domingo, por ordem judicial, o controle de sua área e decretou o fim da atividade, para a qual, inclusive, duas estradas foram construídas ilegalmente, para dar acesso ao garimpo a partir da rodovia Transamazônica.

Veras acusou os antigos administradores derrubaram 300 hectares de mata nativa em 14 meses.

Quinze toneladas de ouro foram extraídas das encostas da floresta, conforme dados de integrantes da Cooperativa dos Garimpeiros.

Se a moda pega...

Nenhum comentário: