Manifesto Pigou
Todas as áreas do saber têm um livro emblemático, a bíblia dos estudantes da licenciatura: o Harrison em Medicina, o Chang em Química, etc..
Na Economia a honra coube a Greg Mankiw, professor em Havard. Há um ano, Mankiw lançou o Manifesto do Club Pigou (em homenagem ao economista Arthur Pigou , pai da Economia Pública e o primeiro a sugerir a introdução de portagens como ferramenta contra o congestionamento em 1920), onde é advogado um aumento dos impostos verdes ou seja os impostos sobre a poluição, os combustíveis, as emissões de carbono, etc... Entretanto vários economistas de renome internacional juntaram-se ao "club".
A ideia é fundamentalmente a mesma que já defendi aqui várias vezes: em vez de haver impostos altos sobre os salários, o consumo e os lucros deveríamos ter impostos altos sobre tudo o que seja prejudicial ao ambiente e à sociedade.
No Manifesto do Club Pigou, Greg Mankiw aponta várias vantagens:
- A defesa do ambiente
- O combate aos congestionamento
- Eficiência económica (por aumentar consumo e investimento)
- Segurança nacional americana (ou no caso português uma maior independência energética e um menor desequilíbrio das trocas com o exterior)
Adenda: Greg Mankiw explica melhor (em inglês e não em economês) a sua posição num artigo mais recente no NYTimes.
Enviado por João Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário