9 de novembro de 2007

Manifesto Pigou

Do Blog Menos Um Carro, de Portugal. um post sobre economia, sustentabilidade e externalidades:

Manifesto Pigou

Todas as áreas do saber têm um livro emblemático, a bíblia dos estudantes da licenciatura: o Harrison em Medicina, o Chang em Química, etc..

Na Economia a honra coube a Greg Mankiw, professor em Havard. Há um ano, Mankiw lançou o Manifesto do Club Pigou (em homenagem ao economista Arthur Pigou , pai da Economia Pública e o primeiro a sugerir a introdução de portagens como ferramenta contra o congestionamento em 1920), onde é advogado um aumento dos impostos verdes ou seja os impostos sobre a poluição, os combustíveis, as emissões de carbono, etc... Entretanto vários economistas de renome internacional juntaram-se ao "club".
A ideia é fundamentalmente a mesma que já defendi aqui várias vezes: em vez de haver impostos altos sobre os salários, o consumo e os lucros deveríamos ter impostos altos sobre tudo o que seja prejudicial ao ambiente e à sociedade.

No Manifesto do Club Pigou, Greg Mankiw aponta várias vantagens:

  • A defesa do ambiente
  • O combate aos congestionamento
  • Eficiência económica (por aumentar consumo e investimento)
  • Segurança nacional americana (ou no caso português uma maior independência energética e um menor desequilíbrio das trocas com o exterior)

Adenda: Greg Mankiw explica melhor (em inglês e não em economês) a sua posição num artigo mais recente no NYTimes.

Enviado por João Soares.

Nenhum comentário: