23 de novembro de 2007

Cadê o Profissional?

Durante a Exposibram, muito se discutiu a respeito de um assunto que já é uma grande preocupação no setor mineral, a falta de profissionais gabaritados para assumirem posições chave na indústria da mineração. Este é um mercado cujos profissionais mais experientes estão se aposentando e que carece de mão-de-obra capacitada. Esse é o atual cenário mundial do trabalho na mineração, e pouca coisa é feita para atrair novos profissionais para o setor, o que reflete diretamente na produção de projetos. A atual força de trabalho está envelhecendo e, se não for renovada, será cada vez mais comum se encontrar problemas técnicos principalmente nos custos dos projetos.
Segundo pesquisas publicadas anteriormente há uma falta de especialistas e este é o fator chave para a realização de projetos mal elaborados. Esta situação afeta as negociações e gestão dos contratos. Em conseqüência, há atrasos de entrega, excessos de custos, mudanças nos contratos e conflitos judiciais.
Uma das propostas lógicas para contornar a situação é a atração e retenção de profissionais pelas empresas, por meio de bons salários, oportunidades de crescimento, qualidade de vida, entre outros. Outra coisa que pode resultar em sucesso é a atração de jovens e de minorias, como é o caso das mulheres, para compor esse mercado de trabalho.
Mas na prática, todos sabem que as empresas oferecerem as melhores oportunidades de carreira ficarão com os melhores profissionais
.

Nenhum comentário: