29 de setembro de 2007

Georreferenciamento

Por se tratar de uma ferramenta indispensável no monitoramento dos Recursos Naturais, e de controle ambiental, a secretaria de Estado de Meio Ambiente já está operando um moderno sistema de dados georrefenciados para dotar o Estado de base segura de informações nessa área.
A SEMA apresentou o sistema pela primeira vez no seminário sobre “Gestão Florestal da Amazônia Legal, Intercâmbios Técnicos e Parcerias Interinstitucionais”, realizado em maio deste ano em Belém, e o projeto recebeu críticas favoráveis a sua implantação.
As informações podem ser acessadas em www.ceu.sectam.pa.gov.br, disponibilizando mapas, onde qualquer usuário seleciona tema referentes a Recursos Naturais (Geologia, Geomorfologia, Hidrografia, entre outros), e de dados gráficos sobre áreas licenciadas para atividades rurais, incluindo o Manejo Florestal Sustentável, ou ainda, sob a forma de relatório, on-line, através da rede do Sistema Estadual de Informações Ambientais-SEIAM, ícone que está no site da SECTAM, www.sectam.pa.gov.br, desenvolvido pela Assessoria de Informática do órgão, e permite consultas às licenças.
Na SECTAM o projeto é gerenciado pelo Laboratório e Sensoriamento Remoto (LAR), que tem a coordenação do geógrafo Vicente de Paula. “Você vê todos os polígonos (áreas) georrefeenciadas pela SECTAM, submetidas ao licenciamento de atividades rurais, por exemplo, incluindo o Manejo Florestal Sustentável”, comemora o técnico.
Qualquer exploração, não licenciada, e de áreas proibidas – Unidades de Proteção Permanente, por exemplo -, é agora facilmente detectada pelo Laboratório de Sensoriamento Remoto da SECTAM, que tem convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, localizado em São José dos Campos, São Paulo.

Fonte: SEMA

Um comentário: