25 de julho de 2007

A Vale... Sempre Vale...

Do site Amazonia:

Financiamento de R$ 774,6 milhões aprovado no último dia 10 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social permitirá aumentar em quase 50% a capacidade da Estação de Ferro Carajás (EFC), da Companhia Vale do Rio Doce. A ferrovia atravessa diversas áreas indígenas, em situação questionada pelo Ministério Público Federal, e é responsável, atualmente, pelo transporte do ferro-gusa produzido com carvão irregular no Pará.
Com a ampliação, dos atuais 70 milhões de toneladas por ano, a capacidade da ferrovia, que liga as jazidas de Carajás ao porto de Ponta da Madeira, no Maranhão, passará a 103 milhões de toneladas por ano. De acordo com dados da Companhia Vale do Rio Doce, em 2006, a EFC transportou um total de 89,4 milhões de toneladas de cargas. Desse total, 81,6 milhões de toneladas são de minério de ferro.
A participação do BNDES no projeto de aumento da capacidade de transporte da EFC equivale a 57% do investimento total, que atinge R$ 1,4 bilhão. O projeto espera obter para breve a licença de operação, a ser concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nenhum comentário: