16 de junho de 2007

No Quinta...

72% Não Querem a Reeleição de Maria

No Estado do Tapajós, edição de hoje, que já corre nas ruas de Santarém.
A matéria é do repórter Paulo Leandro Leal.
A grande maioria da população do município de Santarém (72,2%) diz não à reeleição da prefeita Maria do Carmo Martins Lima (PT).
Este é o resultado da primeira pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva, encomendado pelo jornal O Estado do Tapajós. A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 7 de junho, entrevistou 400 moradores de todos os bairros da cidade e também da zona rural, com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.
Perguntada se a prefeita Maria do Carmo deve ser reeleita, apenas 13,7% dos entrevistados responderam que sim, contra 72,2% que disseram não. 6,7% se disseram indiferentes e 7,4% não souberam responder à pergunta.
Se a eleição para a prefeitura de Santarém fosse hoje, a prefeita Maria do Carmo perderia a disputa qualquer que fosse o cenário de candidaturas.
É o que revela a pesquisa Perspectiva/O Estado do Tapajós.
Tanto na pesquisa espontânea - aquela em que o eleitor responde em quem votaria sem que lhe seja apresentados nomes - quanto na estimulada - na qual é apresentada uma lista de candidatos - Maria perde feio.
O candidato com melhores chances é o ex-prefeito e agora deputado federal Lira Maia, principal adversário político de Maria do Carmo.No primeiro cenário estimulado pelo Instituto Perspectiva o deputado Lira Maia não aparece como candidato.
O deputado estadual Alexandre Von venceria as eleições com 38,5% dos votos. Em segundo aparece o também deputado estadual Antonio Rocha, com 15,7% das intenções de voto. Só depois surge a prefeita Maria do Carmo, com apenas 14,7% das intenções de voto. Ainda nesta simulação aparece o médico Erick jenings, com 4,7%, o advogado Helenilson Pontes, com 2,3% e o vice-prefeito Delano Riker, com 0,7% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 8,7% e não souberam responder 14,7% dos entrevistados.
A segunda simulação de cenário traz como candidato o deputado Lira Maia, disputando diretamente com a prefeita Maria do Carmo e sem o deputado Antonio Rocha no páreo. Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje o ex-prefeito teria 59,2% das intenções de voto, vencendo com folga a prefeita Maria do Carmo, que teria 15,4% dos votos. O advogado Helenilson Pontes teria 6,0% das intenções de voto e o vice-prefeito Delano Riker 2,0%. Outros 4,6% disseram que votariam em branco ou nulo e 12,7% não souberam ou não quiseram responder.
---------
O blog tem informações que o grupo dos Martins, Everaldinho Beiçola à frente, também teria uma pesquisa nas mãos. Poderiam cuidar de informá-la aos eleitores santarenos. O Quinta Emenda publicaria com todo prazer.

Aqui também poderíamos saber o resultado de dois anos de besteiras e trambiques, segundo a pesquisa de Everaldo Martins Filho (ainda bem que o pai não lê mais estes posts).

Nenhum comentário: