23 de junho de 2007

Desmatamento Zero = Problemas Minerais

No Econnet:

Já chegou aos ouvidos da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, a proposta para que o estado seja mais um aliado no pacto do desmatamento zero da Amazônia. A idéia que está sendo arquitetada por organizações não-governamentais já conseguiu como aliados governadores de peso na região. Começou com Eduardo Braga, do Amazonas, e Binho Marques, do Acre, e recentemente entrou em jogo ninguém menos do que o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi.

Ana Júlia mostrou-se interessada no pacto pelo desmatamento zero, mas impôs uma condição: só entra nessa se as "complexidades" do Pará forem consideradas. Em outras palavras, antes de falar em degradação nula, o estado precisa regularizar todo seu passivo fundiário e ambiental. Cerca de 35% das terras paraenses estão na ilegalidade.Os proponentes do pacto sugeriram que se inicie um plano conjunto para licenciamento das propriedades rurais e regularização fundiária.

2 comentários:

Unknown disse...

Jubal,

Pela enormidade das complexidades, que não pode ser comparada com a dos estados como o Acre e Amazonas, estarão colocando os bois antes da carroça se não resolverem antes a questão dos passivos no Pará.

Como um estado pode pensar em regularização e licenciamento sérios se parlamentares importantes agora só pensam em fatiá-lo? O caso das gulosas guseiras deveria ser um exemplo, se o governo não resolver isso com mão firme, teremos o vislumbre do que pode vir no futuro.

Abraços.

Jubal Cabral Filho disse...

Acho que nossa complexidade é na cabeça de nossos governantes.
Nenhum deles tentou ou foi conversar com os locais sobre a mineração legal ou ilegal.
Ouve-se muito, lê-se bastante mas faz-se muito pouco prá consertar os passivos. Tudo é muito ativo!
No caso da cessão (sic) dos direitos minerários de Serra Pelada às Cooperativas Garimpeiras atropelou-se a Constituição, a legislação mineral e sabe lá o que mais. E quem vai pagar por este desmando? A Vale não iria entregar de graça seus direitos de lavrar, sem nada em troca.
Quanto a fatiar o estado do Pará é outro assunto. Sério, também.
E os bois antes da carroça é normal, né Marky? Mas sei que você se enganou na posição deles. Rs...