24 de abril de 2007

Planeta Habitável?

Do site Geologo.com.br:

"Uma equipe de astrônomos do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França, reforçada por pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa, detectou pela primeira vez um planeta "do tipo terrestre habitável", capaz de abrigar vida extraterrestre, em um sistema planetário extra-solar, segundo um estudo que será divulgado na quinta-feira na revista "Astronomy and Astrophysics".

O planeta gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581), que dista 20,5 anos-luz de nosso planeta, e é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra".

A temperatura média fica entre 0 e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície; seu raio seria de 1,5 vez o da Terra, o que indicaria uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos. A gravidade do planeta é de é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa, o quíntuplo da da Terra".

Nenhum comentário: