5 de abril de 2007

CACHORRO EM MUDANÇA

Deu no site Amazonia:

Cobrar soluções da Justiça e do Ministério Público Federal para o caso da Cargill, que teve suas atividades paralisadas no dia 24 passado, é a meta da comissão formada por deputados eleitos pela população da região Oeste do Pará. A idéia é sensibilizar as autoridades sob alegação de que a empresa não pode simplesmente parar e prejudicar vários setores.

Os deputados estaduais, Antônio Rocha (PMDB), Alexandre Von (PSDB), Carlos Martins (PT) e Júnior Ferrari (PTB), estiveram reunidos, na manhã de terça-feira, 3, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) para debater o assunto. Representantes do comércio e dos produtores rurais participaram do encontro e lamentaram os prejuízos que têm acumulado com o fechamento da empresa.

Embora Santarém e Belterra representem apenas 5% da exportação do produto, os mais de 270 produtores cadastrados à empresa já contabilizam a perda de mais de R$ 5 milhões para a região.

O presidente do Sindicato Rural, Adinor Batista, embora não tenha divulgado com bastante clareza sobre o caos que atravessa a categoria com o fechamento da multinacional, disse que os produtores estão perdidos e ainda não sabem para onde enviar a safra que deverá ser colhida nos próximos dias. Disse ainda que não foi definido sobre o pedido de indenização para os produtores que investiram na plantação do produto e fizeram empréstimos nas agências bancárias. “Não temos idéia da quantidade de dinheiro investido, mas é uma quantia considerada”, frisou.

Coitadinhos deles. Quem mandou esnobar a legislação ambiental. Agora tem que correr atrás. E muito.
É uma pena que os políticos não tivessem atentado para a derrocada da Cargill, em virtude do não cumprimento do licenciamento ambiental pertinente.
Poderíamos todos ter saídos ilesos deste evento.

Nenhum comentário: