26 de janeiro de 2007

Uma Ajuda para Parar de Fumar


Nada convencional e extremamente perigosa é esta maneira de parar de fumar:

Uma região do tamanho de uma moeda grande, localizada nas profundezas do cérebro e chamada ínsula, está intimamente ligada ao vício no tabaco, e danos a essa estrutura podem eliminar por completo a necessidade de fumar, descobriram cientistas. O trabalho que descreve a descoberta será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.


Segundo nota distribuída pela Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), que publica a revista, "obviamente provocar dano cerebral não é uma opção de tratamento para o vício em nicotina, mas os novos resultados poderão sugerir terapias para ajudar fumantes a se livrar do hábito, ou para acompanhar o progresso... nas terapias existentes".

O estudo foi inspirado pelo caso de um paciente que fumava cerca de 40 cigarros ao dia antes de ter a ínsula danificada num derrame, e que largou o hábito imediatamente depois. Ele disse aos cientistas que seu corpo havia "esquecido a ânsia de fumar".

A ínsula recebe informação de outras partes do corpo e, acredita-se, ajuda a traduzir esses sinais em sensações subjetivas, como fome, dor ou a necessidade de uma droga.

2 comentários:

Mikas disse...

Ainda bem que moi nao fuma

Jubal Cabral Filho disse...

Olhe ao seu redor e divulgue.
Não fumar é bom prá tudo, inclusive para os que estão ao redor.