8 de dezembro de 2006

Reunião Mineral em Itaituba

Há, aproximadamente, oito anos a CPRM (que ainda não era o Serviço Geólogico do Brasil) fechou as portas de seu escritório em Itaituba. Foram muitos os motivos, mas ocorreu uma decepção generalizada com a atitude. Todos os que labutam na área mineral ficaram órfãos desta situação. Agora, diante da euforia generalizada com a "invasão" das juniores autralianas, canadenses e asiáticas a entidade resolveu levar seu olhar de volta para a região. Assim leiam abaixo o que ocorreu esta semana, segundo o Boletim Virtual do Serviço Geólogico do Brasil:

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM-MME), Claudio Scliar, destacou as metas e diretrizes governamentais para a Amazônia, diante de um público de brasileiros e estrangeiros, composto por geólogos, técnicos, dirigentes de empresas de mineração, consultores do setor mineral, e representantes do Ministério de Minas e
Energia (MME).
O discurso foi proferido no dia 4 de dezembro, em Itaituba, Pará. Scliar esteve na cidade juntamente com técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para fazer uma apresentação
sobre ouro na região de Tapajós, na Amazônia. No encontro, realizado a convite da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot), as geólogas da CPRM Maria Glícia
da Nóbrega Coutinho e Patrícia Duringer Jacques apresentaram a palestra "Província Mineral Tapajós: Geologia, Metalogenia e Mapa Previsional para Ouro em GIS" em Itaituba (PA).
Após a palestra ocorreu uma ampla discussão sobre o conhecimento técnico-científico da província. No debate, ficou claro o interesse das empresas em ter acesso às informações geradas pela CPRM sobre a região. Defenderam, também, que a CPRM tenha acesso às novas informações, que estão sendo geradas pelas empresas em operação na região, para o aprimoramento do Mapa Previsional para Ouro no Tapajós.
"O encontro criou a oportunidade de aproximar o poder público e o setor mineral no Tapajós,
região que vem assumindo relevância diante do seu potencial aurífero, e que vem elevando o nível de investimentos na região", afirmou um do participante.
O evento, organizado pelo presidente da Amot, Ivo Lubrinna de Castro, contou ainda com a presença do chefe do 5º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Every Aquino e representantes do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará.

Claro que existem exageros na nota, mas estava na hora da volta do órgão a Itaituba. Pena que seu acervo tenha se perdido, o prédio sirva de hospital da FUNASA e os servidores da época estejam aposentados ou na rua da amargura.

Nenhum comentário: