14 de setembro de 2006

"EU NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO", DIZ O SOL!

O efeito da radiação solar na mudança climática da Terra é pequeno, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (13) na revista científica Nature. Até agora, críticos da teoria de que o clima do planeta estaria mudando por conta da poluição gerada pelo homem apontavam a variação na atividade do Sol como uma explicação alternativa.
Mas um estudo realizado pelo Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas de Boulder, nos EUA, mostra que a influência do Sol no clima da Terra, ao menos nos últimos séculos, foi mínima.
Os cientistas compilaram dados climáticos do último milênio e os compararam com variações da radiação solar, causadas por manchas solares e outros fenômenos. Esses pesquisadores concluíram que a energia vinda do Sol não teve grande influência no clima terrestre, pelo menos entre o século 17 e o presente, e provavelmente por vários milênios.
"Nossos resultados indicam que, durante o último século, a influência humana na mudança climática pesa muito mais do que as variações da luz solar", disse o responsável pela pesquisa, Tom Wigley.
Além disso, a análise da atividade solar desde 1978 mostra que o brilho da estrela aumentou um máximo de 0,07%, variação pouco significativa e que dificilmente teria contribuído para aceleração do aquecimento da Terra.

Nenhum comentário: