12 de maio de 2006

Cientistas Revelam o Destino dos Oceanos Terrestres

Cientistas da Universidade de Manchester descobriram a primeira evidência de água do mar no interior da Terra, trazendo nova luz ao destino dos oceanos do planeta, de acordo com uma pesquisa publicada na edição de 11 de maio da revista Nature. Durante anos, geólogos debateram se a água do mar é absorvida para dentro da Terra ou se há uma "barreira de absorção" que a bloqueia.
Pela primeira vez, cientistas da Universidade de Manchester identificaram água do mar em amostras de gases vulcânicos que se originam no manto da Terra - a região logo abaixo da crosta, e que se estende até o núcleo - apoiando a teoria de que a água do mar é absorvida para dentro da Terra, e permitindo que eles testassem melhor a teoria.
Segundo os professores Chris Ballentine e Greg Holland da Escola de Ciências Ambientais, Atmosféricas e Terrestres da universidade, também foi descoberto que mais de 10% dos oceanos da Terra já foram absorvidos para dentro da Terra desde sua formação.
"Isso seria mais de metade da água no interior do planeta, o resíduo que ficou preso quando a Terra se formou. Esse trabalho, pela primeira vez, quantifica o ´ciclo geológico da água´ ", disse Ballentine.
O estudo também é o primeiro a estabelecer a composição precisa dos gases nobres presentes no manto da Terra. Além de identificar a água do mar, os gases nobres forneceram uma base para entender a origem dos gases e da água no nosso planeta.
"Agora que sabemos quanta água do mar e gases associados foram adicionados ao interior da Terra, podemos identificar muito mais precisamente o que estava lá embaixo no início de tudo. Isso é absolutamente importante para entender como o nosso planeta se formou e mudou com o tempo", disse Holland.
"Nossos resultados também explicam porque os vulcões oceânicos, como o Havaí e a Islândia, que vêm de onde o manto se encontra com o núcleo, contêm mais água do que os vulcões oceânicos que foram originados em regiões mais superficiais do manto", afirmou Ballentine. "Anteriormente, os geólogos acreditavam que isso acontece porque essa região preservou preferivelmente a água e os gases armazenados durante a formação do planeta e agora está simplesmente ´vazando´. Nós sabemos, entretanto, que se a absorção da água do mar está ocorrendo, ela será levada com mais eficiência às partes mais profundas da Terra, e que, ao contrário dessas velhas idéias, a água na lava do Havaí e da Islândia é, na verdade, dominada por água do mar velha que viajou da superfície ao centro da terra e, novamente, à superfície".

Nenhum comentário: