24 de março de 2006

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Na comemoração (?) do Dia Mundial da Água, o CREA/Pará convidou uma multidão para:
"Estudar as condições ideais ou as condições limites de suporte do meio físico e particularmente das águas, a um desenvolvimento ambientalmente sustentável tem sido uma das preocupações da sociedade contemporânea no mundo inteiro e no Brasil em particular, sobretudo a partir dos anos 1990 como forma de harmonizar uma relação, hoje conflituosa, entre o homem e o meio físico.

Os recursos hídricos na Amazônia e no Pará, sempre tratados como abundantes, encerram na verdade, mitos e desinformação e tem criado uma cultura de desperdício da nossa água como recurso infinito.

Com vistas a informar mas também a criar uma nova consciência e uma postura responsável com relação as água foi eleito como tema da comemoração desse dia a mensagem PRESERVAR PARA NÃO FALTAR. Com ela se pretende, entre outras iniciativas que serão posteriormente apresentadas, levar a um conjunto de escolas de Belém, mais uma ação cidadã na tarefa de fomentar discussões sobre as águas que também é uma ação educativa com vistas a construir uma sociedade que tenha uma postura de sustentabilidade com relação aos recursos da natureza. Na programação desse dia estará ainda sendo apresentado Projeto de Lei Federal que institui compensações financeiras para a Amazônia em razão da exportação de água que a região faz para o centro-sul do Brasil e que sustenta em grande parte o PIB agrícola nacional"
.
Este é o convite que recebi via email.
Nesta mesma ocasião estava sendo realizado o IX Simpósio de Geologia da Amazonia. Quem melhor do que os geólogos para conhecer toda esta temática?
E esta seria a ocasião para que o CREA reconhecesse a sua importância. Mas não o fez. Novamente. Como o CREA significa "Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia" o que nós, geólogos significamos nesta entidade?

Nenhum comentário: