26 de dezembro de 2005

DIAMANTINA: 30 ANOS DEPOIS!

Diamantina, 1975. Era carnaval no Brasil.
Geologia de campo foi a disciplina desenvolvida naquela localidade.
Nos quinze dias (aproximadamente) que passamos naquela cidade aconteceram situações cômicas, trágicas e diferentes a todos os alunos de Geologia da UFPa. Chovia como se fosse em Belém.
Lembro que nos primeiros dias correu uma briga na cidade e alguns (entre professores e alunos) se envolveram e acabaram presos. Isto mesmo: foram parar atrás das grades. Se procurar bem ainda encontro fotos que tirei dos enjaulados. Mexeram com a honra dos mineiros e se deram mal. Muito mal.
Em outra ocasião houve uma briga "de mentira" dentro do Instituto onde estávamos hospedados, exatamente no dia da visita do Diretor e de sua esposa (uma alemã metida a besta). Naquela ocasião falamos todos os palavrões que conhecíamos e os deixamos apavorados.
Um certo colega (não digo o nome nem sob tortura) apareceu com um "cavalo de crista"e o médico passou uns bezetacil de 1.000.000 pro coitado. Ele tinha que ir tomar na enfermaria da cidade. Quis dar uma de cabra macho e mandou a enfermeira dar no braço. Ela morreu de rir ao ve-lo descer e depois subir umas ladeiras se escorando de tanta dor. O coitado teve que sentar no chão e chorar de dor.
Agora surge um livro que fala de Diamantina. Organizado pelo geólogo Wilson Teixeira é uma mimosidade. Já o encomendei. Custa R$50,00 e pode ser pedido através do site. www.terravirgem.com.br.
Chapada Diamantina - Águas do Sertão é a pedida.

Nenhum comentário: