27 de dezembro de 2005

ALCOA + JURUTI = EMPREENDIMENTO OU SONHO?


Nos meados do ano, após as discussões de praxe e estabelecidas por lei foi concedida à ALCOA as licenças prévia (LP) e de instalação (LI) para que fosse dado o pontapé inicial à exploração da nova mina de bauxita em Juruti.
Se alguém supos que estava tudo resolvido, tomou um susto quando os Ministérios Públicos Estadual e Federal, além de outros particulares ajuizaram ações contra a multinacional questionando as licenças.
Neste domingo, o Diário do Pará publicou uma reportagem com o título "Licença Ambiental Contestada" (não sei porque não aparece na edição on line do jornal) tentando demostrar a competencia ou não da SECTAM para licenciar o Projeto Juruti.
O certo é que os dirigentes da muiti estão, de novo, ameaçando implicitamente a não realização do Projeto acenando com a possibilidade de se transferirem para outros países. A alegação mostrada no Valor on Line é de que há fornecimento de energia mais barata lá pras bandas da Islândia. Balela, eles se pronunciaram nas Audiencias Públicas e nunca iriam assentar uma fábrica em Juruti. É ameaça contra o governo do Estado, que quer porque quer viabilizar este empreendimento.
Será que o Padre vai fazer prevalecer sua "praga"?
Quer saber mais clique no link http://www.valoronline.com.br/veconomico/?show=index&mat=3453230&edicao=1253&caderno=83&news=1&cod=c28ff3b7&s=1

Nenhum comentário: