19 de setembro de 2014

Documentos só pra cumprir tabela...

Quem precisa de uma licença mineral na SEMMAP - Secretaria de Meio Ambiente e Produção - em Itaituba depara com uma listagem de documentos imensa e desnecessária.
Segundo palavras do técnico encarregado "são documentos obrigatórios por lei".

Um deles é o CAR.
Aí entra um descompasso imenso: CAR é um documento feito para monitorar o desmatamento ilegal.
O pedido de licenciamento mineral municipal vai levar a uma autorização do DNPM para execução da atividade de mineração legal. Se o empreendedor está se licenciando é óbvio que poderá haver ou não o desmatamento, mas, se houver, ele será absolutamente legal. E se o CAR significa Cadastro Ambiental Rural! Onde entra a mineração nesse documento?
O Cadastro Ambiental Rural foi criado com o intuito de possibilitar, aos órgãos responsáveis pela gestão ambiental, exercer controle sobre a situação da cobertura florestal dos imóveis e assentamentos rurais em todo o país. Sua efetividade, no entanto, depende da capacidade desses órgãos em realizar o monitoramento e a fiscalização, tanto das informações fornecidas pelos proprietários no ato do cadastramento quanto das mudanças no uso do solo nas propriedades. (Mídia e desmatamento na Amazônia)
Além disso, todos estes check-list preparados pela SEMMAP, baseados em exigencias legais (sic), não tem a aprovação do Conselho de Meio Ambiente, o COMDEMA. que não se reúne desde o começo deste governo. Quer dizer: é um bibelô!

Assim, irregular por irregular, a SEMMAP deveria usar o bom senso e incentivar os empreendimentos em Itaituba e não, nunca, de maneira nenhuma, em nome de uma onda verde, brecar os empreendimentos, com exigências desnecessárias.

Eu, como técnico na área, me sinto tolhido nas minhas habilidades por inépcia destes técnicos.

Nenhum comentário: