24 de janeiro de 2014

Serra Pelada, Gold Stone etc.

A Serra Pelada foi um grande passo para mostrar que a fraude pode se tornar uma realidade. Vejamos os últimos passos da Collossus: 
A Colossus Minerals, que implanta projeto para produção de ouro em Serra Pelada, foi notificada pela TSX (Toronto Stock Exchange) que as ações ordinárias (negociadas com o símbolo CSI), as notas não seguradas vinculadas a ouro (unsecured gold linked notes - CSI.NT) e as garantias de compras de ações da empresa (CSI.WT.B), bem como todos os outros títulos deixarão de ser negociados na bolsa canadense, já que a companhia não atende aos requerimentos necessários para continuar sendo listada. Também foi anunciado pela Colossus que J. Alberto Arias renunciou ao cargo de diretor do conselho. Assim, John Frostiak permanece como o único diretor da empresa. (Brasil Mineral)
Aí aparece uma outra fraude chinesa que alavancou os preços das ações da Allied Nevada bem assim: 
Um press release informou ao mundo que uma mineradora chinesa, a Gold Stone Mining, estava lançando um hostile takeover sobre a Allied Nevada Gold Corp. Neste caso, a Gold Stone Mining estaria investindo 780 milhões de dólares na compra de  uma empresa que tem o valor de mercado de 500 milhões, o que iria alavancar as ações da Nevada, a empresa alvo. E foi exatamente isso que aconteceu, a Nevada subiu no primeiro dia 7% e continuou subindo até hoje, mais de 60%, graças a Gold Stone a aos analistas que colocaram a ação da Nevada como buy.
A Gold Stone Mining, segundo o que se falava, era uma grande mineradora chinesa, registrada em Hong Kong, que tinha 3 minas de ouro na China e que valia 15 bilhões de dólares.
Após a subida imediata das ações da Nevada o mercado recebeu um outro press release dizendo que a Gold Stone Mining pedia desculpas mas a notícia da aquisição hostil tinha sido feita em erro sem um aconselhamento adequado. (Geologo)
E os investidores estão com a cabeça queimando pra se livrar dos problemas causados por estes investimentos.
E os chineses? Bem, aí é outra história que vem sendo ensinada há mais de quatro séculos pelo povo do Reino Médio...

2 comentários:

Anônimo disse...

Serra Pelada parece que tem dedo do Eike Batista...afundando

Anônimo disse...

nem os ingleses da época vitoriana ganharam dos chineses.

o pessoal do império do meio não alivia não