5 de junho de 2013

Meio Ambiente: o que temos para festejar?

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Em todas as partes do mundo alguém se mexe para provocar uma melhora no meio em que vivemos.
Nosso grupo - Faça sua parte - tem pessoas comprometidas que se movimentam o ano inteiro dando sugestões, incentivando ações, questionando a sustentabilidade ambiental, reconhecendo o "puxão de orelhas" dos filhos, criticando a banalização do meio ambiente, incentivando uma infância sustentável dentre muitas outras ações importantes na área ambiental.
As deficiências ambientais são visíveis em todas as ações, seja audio/visual, seja olfativa ou seja tátil.
E como ainda nos movemos pouco.
Dá a impressão de que nada mudou em nosso planeta no último milênio. Lembrar (?) que em 1013 (há dez séculos atrás) estava apenas iniciando o capitalismo, com a transferencia da vida política e econômica dos feudos para as cidades.
E o desenvolvimento veio crescendo com expansão e as conquistas marítimas, com a revolução industrial e, finalmente (?) com a destruição de vida em muitos continentes. Sobrou a Amazônia que todos os países, depois de "suicidar" sua sustentabilidade querem usar como refúgio de todas as besteiras que foram feitas, excluindo, é claro, o próprio Brasil, que, mesmo sabendo do risco que corre, continua insistindo em produzir mais e destruir mais ainda em nome do crescimento econômico.
Acredito que deveríamos lutar para que o equilíbrio entre o progresso e a sustentabilidade ambiental se tornasse uma realidade latente.
Triste dia ambiental...

Nenhum comentário: