Geologia e Ambiental

11 de maio de 2010

Serra Pelada e a Propaganda Enganosa

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, assinou na manhã de sexta-feira (7/05), em Curionópolis, sudeste do Pará, a Portaria de Concessão de Lavra que permitirá a retomada da atividade de mineração mecanizada no antigo garimpo de Serra Pelada.
A solenidade de entrega oficial da Concessão de Lavra do garimpo de Serra Pelada reuniu cerca de 15 mil garimpeiros e contou com as participações do próprio Ministro Márcio Zimmermann, da governadora Ana Júlia Carepa, do diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, do Secretárioa da SGM/MME, Cláudio Scliar, do Senador Edison Lobão, de prefeitos e parlamentares da região, dentre outras autoridades. 
A concessão da lavra foi à última etapa de uma negociação que envolveu diversos órgãos da esfera federal, dentre eles, o DNPM. Após uma exaustiva ação proativa do governo, que visou a unificação da base representativa dos garimpeiros em uma única cooperativa, o DNPM emitiu em 2007, o alvará de pesquisa à Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP , que readequou sua base de filiados para mais de 40 mil garimpeiros. Com a autorização de pesquisa, a COOMIGASP se associou com uma empresa de pesquisa para avaliação da jazida. O relatório da pesquisa e o projeto da mina foram apresentados ao DNPM, e aprovados.
Com as análises técnicas e jurídicas dos documentos apresentados pelos interessados para fins de cesão de direitos feita pela Autarquia em conjunto com o MME, decidiu-se pela assinatura de um Termo de Compromisso entre os garimpeiros cooperados da  COOMIGASP e a empresa canadense Colossus Minerals .
Esse Acordo permitirá a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE) que é uma joint-venture entre a COOMIGASP e a Colossus Minerals, explorar os recursos minerais de Serra Pelada, que conforme pesquisas preliminares possui ainda  33 toneladas de ouro, além de 6,7 toneladas de platina e de 10,6 toneladas de paládio.
O ministro Márcio Zimmermann enfatizou que a outorga da Portaria de Lavra é um momento histórico, considerando que o assunto já se arrastava há mais de vinte anos, desde o fechamento de Serra Pelada na década de 80.
Durante o evento, o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, também entregou uma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) à Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Cotia que vai beneficiar 10 mil cooperados. com isso,os garimpeiros associados a essa  cooperativa poderão ter sua atividade definitivamente permitida.

Setor Mineral , Assessoria de Comunicação Social do DNPM.

Postar um comentário