11 de maio de 2010

Serra Pelada e a Propaganda Enganosa

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, assinou na manhã de sexta-feira (7/05), em Curionópolis, sudeste do Pará, a Portaria de Concessão de Lavra que permitirá a retomada da atividade de mineração mecanizada no antigo garimpo de Serra Pelada.
A solenidade de entrega oficial da Concessão de Lavra do garimpo de Serra Pelada reuniu cerca de 15 mil garimpeiros e contou com as participações do próprio Ministro Márcio Zimmermann, da governadora Ana Júlia Carepa, do diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, do Secretárioa da SGM/MME, Cláudio Scliar, do Senador Edison Lobão, de prefeitos e parlamentares da região, dentre outras autoridades. 
A concessão da lavra foi à última etapa de uma negociação que envolveu diversos órgãos da esfera federal, dentre eles, o DNPM. Após uma exaustiva ação proativa do governo, que visou a unificação da base representativa dos garimpeiros em uma única cooperativa, o DNPM emitiu em 2007, o alvará de pesquisa à Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP , que readequou sua base de filiados para mais de 40 mil garimpeiros. Com a autorização de pesquisa, a COOMIGASP se associou com uma empresa de pesquisa para avaliação da jazida. O relatório da pesquisa e o projeto da mina foram apresentados ao DNPM, e aprovados.
Com as análises técnicas e jurídicas dos documentos apresentados pelos interessados para fins de cesão de direitos feita pela Autarquia em conjunto com o MME, decidiu-se pela assinatura de um Termo de Compromisso entre os garimpeiros cooperados da  COOMIGASP e a empresa canadense Colossus Minerals .
Esse Acordo permitirá a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE) que é uma joint-venture entre a COOMIGASP e a Colossus Minerals, explorar os recursos minerais de Serra Pelada, que conforme pesquisas preliminares possui ainda  33 toneladas de ouro, além de 6,7 toneladas de platina e de 10,6 toneladas de paládio.
O ministro Márcio Zimmermann enfatizou que a outorga da Portaria de Lavra é um momento histórico, considerando que o assunto já se arrastava há mais de vinte anos, desde o fechamento de Serra Pelada na década de 80.
Durante o evento, o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, também entregou uma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) à Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Cotia que vai beneficiar 10 mil cooperados. com isso,os garimpeiros associados a essa  cooperativa poderão ter sua atividade definitivamente permitida.

Setor Mineral , Assessoria de Comunicação Social do DNPM.

Um comentário:

Arraia disse...

isso tudo é o ingresso no paraiso, ou o inicio de uma tragédia?
os números indicam tragédia certa se a mina for implantada.
para facilitar as contas consideremos que o paládio e a platina juntos correspondam a 20 toneladas de ouro, que adicionados as 30 toneladas de ouro avaliadas somam 60 toneladas.
a lavra será subterranea caso se use o metodo de "corte e aterro" a recuperação do minério será de 100%, admitamos que o beneficiamento trabalhando no regime impossivel do ótimo recupere 100%.
a coloussos é dona hoje de 75% da reserva a coomigasp dos 25% restantes.
considerando que 70% sejam despesas (com muito otimismo) restarão 18 toneladas de ouro das quais 75% são da colussos, cabendo a cooperativa 4,5 toneladas extraidas em 10 anos (previsão da vida da mina) assim serão 450 quilos por ano, 37,5 quilos por mes aos cooperados, cmo depois da adequação são cerca de 60.000 ( futuros milionarios) cada um receberá a FORTUNA de 0,625 gramas de ouro por mes ao preço atual de cerca de R$ 60,00, cada um acertará na mega sena da serra recebendo R$ 37,50 por mes.
isso pode dá certo?

o artigo primeiro da Lei de murphy diz :" SE ALGO PODE DAR ERRADO DARÁ"