12 de maio de 2010

Impacto da Mudança Climática

Do Portal Meio Ambiente Funiber:

O Met Office, escritório encarregado de monitorar o clima na Inglaterra, pôs a disposição dos cidadãos do mundo uma ferramenta que lhes permite ver o impacto da mudança climática no mundo através da representação virtual da terra oferecida de forma gratuita através do Google Earth. Utilizando o simulador do Met Office é possível simular uma projeção da temperatura em todo o planta e estimar o nível do impacto que as mudanças climáticas poderiam ter em determinadas regiões do planeta.
04-3-met2-300x269
Utilizando o modelo do Met Office é possível observar de forma gráfica que até 2099 seria produzido um aumento de até 15 graus sobre o oceano Ártico e acima de cinco graus em algumas regiões da Europa. O mapa interativo do Met Office oferece também previsões para alguns pontos específicos do planeta, para o quais são detalhadas mudanças dramáticas que poderiam ocorrer como consequência do aquecimento global. É diagnosticado, por exemplo, que aumentariam as chuvas na Amazônia, seriam mais freqüentes as ondas de calor na Europa, aumentariam as secas a partir de 2040 no sul da Europa. Além de toda esta informação, o simulador oferece histórias de pessoas que conseguiram superar as adversidades causadas pelas alterações climáticas, sobretudo casos de agricultores que enfrentaram inundações ou secas e foram capazes de seguir em frente.
A aplicação do Met Office pode ser encontrada aqui: http://earth.google.co.uk/outreach/showcase.html#kml=Climate_Change_In_Our_World e requer a instalação prévia do Google Earth, aplicação gratuita que pode ser encontrada em http://earth.google.com/intl/pt/

Nenhum comentário: