26 de maio de 2010

7º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTAL

O Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental é um dos principais eventos promovidos pela ABGE e se realiza de três em três anos, desde 1993.
Inicialmente restrito à cartografia geotécnica, este evento foi ganhando maior dimensão e incorporando outras áreas de conhecimento como o geoprocessamento e os estudos de cunho geoambiental, até ser definitivamente intitulado Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental.


O evento tem como objetivos principais reunir os pesquisadores das áreas de Cartografia Geotécnica e Geoambiental; divulgar resultados de pesquisas realizadas nas áreas de Cartografia Geotécnica e Geoambiental no Brasil e diagnosticar tendências, debater e propor novos caminhos para a Cartografia Geotécnica e Geoambiental no Brasil. É um encontro técnico-científico, com palestras e conferências; mesas redondas e apresentação de trabalhos na forma oral e/ou de painel.O público alvo do evento são os profissionais de Ciências Exatas e da Terra que desenvolvem pesquisas e atividades técnicas nas áreas de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, ligados às instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, tais como: geólogos, geógrafos, geomorfólogos, engenheiros civis, engenheiros ambientais, engenheiros cartógrafos, dentre outros.

PROGRAMAÇÃO

Domingo – 08 de agosto de 2010 (a partir das 19:30 h)
Abertura oficial do evento e homenagem ao Prof. Carlos Maciel Filho.

Palestra de abertura do Prof. Carlos Maciel Filho

Coquetel de abertura do evento

Segunda-feira - 09 de agosto de 2010 (das 8:30 ás 18:00 horas)
Mesa 1 - Cartografia Geotécnica e Geoambiental: Planejamento Regional

Palestras:

1 - Zoneamento Ecológico Econômico no Estado de São Paulo e sua inserção na Política de Mudanças Climáticas. Palestrante: Eng. Casemiro Tércio Carvalho -CPLA-SMA/SP

2 - Cartografia Geoambiental no planejamento regional. Palestrante: Geol. Cássio Roberto da Silva – CPRM.

Comunicação oral e apresentação de painéis

Mesa 2 - Cartografia Geotécnica e Geoambiental: Planejamento e Gestão Urbana

Palestras:

3 - Planejamento Urbano: Ações desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Palestrante: a confirmar – URBEL.

4 – Compartimentação do Karst como suporte para o Planejamento Urbano na região Metropolitana de Curitiba. Palestrante: Geol. Rogério da Silva Felipe – MINEROPAR.

Comunicação oral e apresentação de painéis

Conferência: “The state of the art of current mapping procedures and trends in Slovakia (Dr Jan Vlcko - University Bratislava Slovakia) - 18h30

Terça-feira - 10 de agosto de 2010 (das 8:30 às 18:00 horas)
Reunião da Comissão de Cartografia Geotécnica e Geoambiental (8:30 – 11:00)

Visitas técnicas (12:00 – 18:00h)

Visita técnica 1: Problemas de erosão na região Noroeste do Paraná.

Visita técnica 2: Características geotécnicas de solos tropicais originados do basalto na região de Maringá/PR.

Quarta-feira - 11 de agosto de 2010 (das 8:30 às 18:30 horas)
Mesa 3 - Cartografia Geotécnica e Geoambiental: Prevenção de riscos e desastres naturais

Palestras:

5 – Os desastres naturais de Santa Catarina: características e respostas. Palestrante: Prof.Dr. Renato Eugênio Lima –UFPR.

6 - Ações do Núcleo de Prevenção e Análise de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro. Palestrante: Geol. Flávio Erthal - DRM-RJ.

Comunicação oral e apresentação de painéis

Mesa 4- Cartografia Geotécnica e Geoambiental: uso de indicadores ambientais

Palestras:

7 - Aplicação de Geoindicadores na gestão de áreas degradadas e na gestão de bacias hidrográficas. Palestrante: Geól Cláudio José Ferreira - IG-SMA/SP

8 – Indicadores ambientais e gestão urbana na Cidade de São Paulo. Palestrante: Geól. Patrícia Marra Seppe – Prefeitura Municipal de São Paulo.

Comunicação oral e apresentação de painéis .

Encerramento às 18:15

Aos interessados em adquirir Stands no 7ºSBCGG e para demais informações, consultem o site: http://www.7sbcgg.abge.com.br/

Nenhum comentário: