Boas dicas pra quem quer economizar o Precioso
Líquido.
Truques
de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos!
O
autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Assim
que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são
explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto,
seu dinheiro.. .
Esperamos
que lhe sejam proveitosos..
*1º Truque:
Encher
o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura
ambiente e do solo é mais baixa.
Todas
os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar
mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao
meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será
um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e
a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu
trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.
Para
que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja
exato.
*2º Truque:
Quando
for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo
(pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se
exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira
sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais
lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível
vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras
vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem
o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso
líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do
combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível
(surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam
recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como
se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível
no tanque pagando mais dinheiro.
*3º.Truque:
Encher
o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha
no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais
rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das
refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do
combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4ºTruque:
Não
encher o tanque quando o posto de combustível estiver sendo
reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chega ao posto de
combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos
subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder,
abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o
combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o ainda
restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o
risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
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