25 de março de 2010

Dicas Preciosas

Boas dicas pra quem quer economizar o Precioso Líquido.
Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os  veículos!
O autor deste texto trabalha numa  refinaria há 31 anos.
Assim  que você levar a sério  e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados,  passará a  aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.. .
Esperamos que  lhe sejam proveitosos..
*1º   Truque:
Encher o tanque  sempre pela manhã, o mais cedo possível.  A temperatura ambiente e do solo é  mais baixa.
Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao  estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário  se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os  combustíveis tendem a expandir-se. Por isto,  se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.  Na indústria petrolífera a gravidade  específica e a temperatura de um solo tem  um  papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à   temperatura.
Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna)  do caminhão seja exato.
*2º Truque:
Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte  a pistola  ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou   alta.
Prefira  sempre o modo mais lento e poupará   mais dinheiro. Ao encher mais lentamente,  cria-se menos vapor e, a maior parte do  combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem  o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao  máximo  uma percentagem do precioso líquido que entra  no tanque do seu veículo se  transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de  combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os  postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba  pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada,  menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.
*3º.Truque:
Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4ºTruque:
Não encher o tanque  quando o posto de combustível estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo  os depósitos subterrâneos do  mesmo, ou os   acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no  dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado   dentro do depósito, isso faz com que o  ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em  suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu  tanque  com combustível sujo.
 
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