7 de janeiro de 2010

O BNDES NÃO TEM VERGONHA!


Leiam esta notícia abaixo:
Um financiamento no valor de R$ 1,2 bilhão, aprovado nesta terça-feira (5/12) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), permitirá à empresa Mercedes Benz do Brasil, com a participação de engenheiros nacionais, desenvolver novos modelos de caminhões e motores a diesel adequados ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, previsto para entrar em vigor a partir de 2012, informou a instituição.
Com o financiamento, a Mercedes Benz do Brasil poderá aumentar a capacidade de produção de sua unidade em São Bernardo do Campo (SP), além de modernizar o centro de distribuição de peças localizado em Campinas, no mesmo estado.
O aumento de produção em São Bernardo do Campo, que passará de 55 mil veículos por ano para 67 mil veículos anuais, propiciará a criação de 1,9 mil empregos diretos.

 1,2 bilhões de reais? Para criar somente 1,9 mil empregos diretos? Isto é um assalto ao bolso do cidadão brasileiro.
Quer dizer que as regras são tão simples assim? O governo "inventa" um Programa qualquer e as grandes corporações avançam sem piedade no dinheiro brasileiro para se adequar às novas regras?
Porque, deste modo, o BNDES não socorre todos os brasileiros, principalmente os amazônidas, que tem a obrigação moral e social de também se adequar às normas ambientais?
Porque esta instituição não vem dar suporte às implantações de instalações sanitárias nas centenas de municípios brasileiros?
Tudo isso para criar um volume maior de carros que irão entupir as ruas das cidades, ocupar as calçadas, matar mais cidadãos e elevar os lucros fabulosos das montadoras e dos "donos" deste banco?
Duvido que um empresário de pequeno porte consiga, seja através do BNDES ou de outro banco comercial, um "tantinho" de grana pra expandir seu empreendimento, com a facilidade e benemerencia com que a Mercedes conseguiu.
Este é o retrato do país social construído atualmente.

2 comentários:

Afonso disse...

O modelo é perverso.

A Mercedes poderia fazer isso com recursos próprios e gerar o mesmo número de empregos diretos (que é a pérola para divulgação).

Por outro lado, se houver uma recessão no mercado, a Mercedes não pensará meia vez para fechar a fábrica e colocar na rua os 1,9 mil novos empregos, mais os que já tem.

A vantagem? Tomando do BNDES o problema é contribunte, ou seja nosso. A indústria automobilística é a que menos renda gera por unidade monetária aplicada. Certa feita li que ela ocupava a 20ª posição nesse assunto, perdendo de longe, inclusive, para a agrucultura familiar.

Enfim...

Anônimo disse...

Eh isso ai!!
R.Sampaio