22 de setembro de 2009

Irresponsabilidade?

Estamos sendo surpreendidos pela notícia de que o prefeito Roselito Soares da Silva enviará uma projeto de extinção de secretarias.
A estupefação foi grande quando se soube que uma das atingidas seria a Secretaria de Agricultura, que vai se tornar uma Diretoria dentro da Infraestrutura.
Mais um apêndice inútil dentro de uma secretaria sem a devida competencia estrutural que estará fadada ao fracasso.

Talvez o alacaide esteja se guiando pelo exemplo, nada recomendável, do prefeito de Nova Déli, digo Belém, que tudo faz para que a cidade seja um caos maior ainda. Lá, a saúde é precária; a agricultura é inexistente; o tráfego é caótico, mas as assessorias estão recheadas de gente sem ocupação. Mais ou menos como o atual alcaide quer fazer, com a prerrogativa de que aqui as assessorias são "imexíveis".

Extinguir uma secretária é fácil e pode ser necessário. Mas não essa!
A agricultura sempre foi um calo por aqui, mas o ex-prefeito Edilson Botelho viu, bem longe, que havia uma necessidade muito grande em promover a produção nas terras agriculturáveis para levar os alimentos à mesa dos itaitubenses, que na época pagavam caro por tomates, alface, cheiro-verde e outras verduras e legumes que vinham de outras paragens. Mas os governos seguintes destruiram a organização administrativa que havia sido estabelecida por Botelho.
A Fazenda Modelo, que havia sido programada como pólo de mudas e que foi transformada em acampamento de sem casas. A agricultura estava indo pro buraco.
Alguns abnegados ainda continuam produzindo legumes e hortaliças, mas nenhum deles é escutado na hora do fomento ou na trasformação. Que o diga o Armando Miqueiro, que "teima" com sua granja há anos a fio...

Para que o prefeito (ou seus assessores) e secretariado não se queixe de que somente emitimos as críticas e nenhuma sugestão vou repetir aqui o que já escrevi antes: a secretaria a ser transformada deveria ser a parte que toca na mineração, na SEMMA atual. Existem vários motivos para isso e uma delas é relevante: a mineração é uma atividade degradadora e o meio ambiente é reparador. A mineração é permissível somente pelo governo federal; governos estaduais e municipais não tocam nenhuma sirene na permissão de pesquisa ou lavra, por força do dispositivo constitucional vigente. Neste caso, o governo municipal deveria desmembrar a mineração do meio ambiente (tirar a raposa de perto das galinhas) e transformá-la numa AGENCIA DE FOMENTO MINERAL, com técnicos capacitados nas áreas economica e mineral para propor ações de incremento na área. Aí sim poderemos pensar num desenvolvimento para a mineração artesanal nesta região. Enquanto está marcando passo não iremos a lugar nenhum, principalmente com o avanço da legislação ambiental e o devagar-quase-parando da congênere mineral.

Mas isso é sonhar demais um governo que só se preocupa com os votos possíveis e nadica com o desenvolvimento municipal.
Apesar de tudo, sonhar é possível e não paga imposto.

Um comentário:

mario de miranda disse...

Só um energúmeno desse poderia sair com uma sandice dessa natureza. O que aconteceu com a SEMAGRA? Ela também não fazia parte da aliança com o PT? O que houve para ter se escafedido assim, tão rápidamente? Será que o "Secretário Superbacana" que já não está dando conta da infraestrutura vai garantir a produção de alimentos na mesa do povão? Será mermão???