29 de setembro de 2009

Cerco à FUNAI

Os indígenas Munduruku de várias aldeias do Tapajós vieram até Itaituba para ter uma decisão de como vai ser o atendimento da FUNAI a eles.
Estiveram propensos a fechar o órgao e só se retirar após uma decisão concreta.
Atualmente, a FUNAI não consegue cumprir sua finalidade principal com os indígenas: promover a educação  básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente  ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas.  A Fundação tem, ainda, a  responsabilidade de defender as  Comunidades Indígenas, de despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas, gerir o seu patrimônio e fiscalizar as  suas terras, impedindo as ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e  quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites e que representem um risco à vida e à  preservação desses povos (do site FUNAI). 

E OS INDÍGENAS NÃO SÃO BOBOS PRA CONTINUAREM A SER ENGANADOS POR  ESPELHOS E CONTAS.
Agora eles querem aparelhos celulares de ponta e grana no bolso.

2 comentários:

Walter Tertulino disse...

Carissimo Jubal, imperiosa e necessária sua pequena reportagem sobre o cerco à Funai, que realmente encontra-se na contra mão de direção dos Órgãos Assistenciais do Governo Federal, para complicar mais a situação, é impensavel a existencia de uma estrutura administrativa e operacional em Itaituba quando os indios que presta assistencia(?) residem em teriitorio Jacareacanguense. Gestões, idas e vindas de caciques e lideranças à Capital Federal até hoje redundaram em fracasso por culpa única da propria organização indigena, que não chegam juntos à conclusão do que realmente querem. Uns querem a troca imediata de todo elenco que está viciado e inservivel à atividade indigenista na região; outros querem a preservação dessas cabeças, e alguns celulares... mas quem vai comprar os creditos?
-Cara a coisa ta feia para os Munduruku.
O Organismo Indigenista Federal, afastou-se dos Munduruku, reclamam essses, e a Funai de Itaituba o que diz dessa omissão?
Te abraço Jubal

Andrew Aramis de Castro Rodrigues disse...

Encontra-se na contra mão como muitos outros...
Bom seria não só mudar os celulares e seus donos, mas também a operadora.

A coisa feia mesmo!

Os Índios estão precisando é dar mais valor à sua cultura, ou melhor, voltar a dar valor à ela, isso sim!
O Organismo Indigenista Federal ta precisando é de Vergonha na Cara e de um 'Orlando Vilas-boas'!

A Funai de Itaituba o que diz dessa omissão?

E por um acaso ela ainda 'funciona' ai ?