30 de setembro de 2009

Cerco à FUNAI - 2

Comentário de Walter Tertulino, ex-dirigente da FUNAI sobre o caso:

Carissimo Jubal, imperiosa e necessária sua pequena reportagem sobre o cerco à Funai, que realmente encontra-se na contra mão de direção dos Órgãos Assistenciais do Governo Federal, para complicar mais a situação, é impensavel a existencia de uma estrutura administrativa e operacional em Itaituba quando os indios que presta assistencia(?) residem em teriitorio Jacareacanguense. Gestões, idas e vindas de caciques e lideranças à Capital Federal até hoje redundaram em fracasso por culpa única da propria organização indigena, que não chegam juntos à conclusão do que realmente querem. Uns querem a troca imediata de todo elenco que está viciado e inservivel à atividade indigenista na região; outros querem a preservação dessas cabeças, e alguns celulares... mas quem vai comprar os creditos?
-Cara a coisa ta feia para os Munduruku.
O Organismo Indigenista Federal, afastou-se dos Munduruku, reclamam essses, e a Funai de Itaituba o que diz dessa omissão?
Te abraço Jubal

 A TV Eldorado fez uma reportagem, que irá ao ar no Jornal Eldorado - aquele que tem mais propaganda do que notícias - nesta quarta-feira.
Os líderes Elinaldo Crixi, Hans Kabá, Rosinildo e Walmar informaram que tem que ser feita alguma coisa pra tirar os Munduruku desta penúria. Tanto que a FUNAI está ocupada por cerca de 60 indígenas aguardando uma resposta do presidente do órgão às suas reinvidicações.
E passando fome por lá.
Mas os "Caçadores de Cabeças" são persistentes e vão continuar cobrando.

Já solicitei ao repórter Mauro Torres uma cópia da matéria de hoje para disponibilizar através do You Tube.

Nenhum comentário: