DA DIRETORIA EXECUTIVA E O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO SGB/CPRM
Quarenta anos. Da CPRM de 1969 ao Serviço Geológico do Brasil foram as muitas mutações. Transformações envolvendo gerações bastante diferenciadas. Ditadas pelos ventos políticos, pelas demandas nacionais, pelo grau de iluminação maior ou menor de seus sucessivos dirigentes, pela necessidade de agregação de novas tecnologias, pelo acúmulo de conhecimento do subsolo do Brasil, dentre outros condicionantes. Períodos de produção efervescentes alternando-se com outros de penúria e resistência.
A Diretoria Executiva tem a certeza que vivemos uma fase venturosa, onde o reconhecimento da importância da Instituição, o crescente processo de visibilidade externa e a abertura no sentido das reais demandas da Sociedade, apontam para um SGB/CPRM cada vez mais assumindo um papel de relevância no Desenvolvimento Econômico e Social do país e de compromisso com a melhoria de qualidade de vida de nosso povo.
Temos, também, a certeza que nada seria possível sem a garra, o amor pela instituição, o compromisso com a Sociedade e a excelência profissional da esmagadora maioria de seus colaboradores que, muitas vezes, sublimando sofríveis condições de trabalho e de reconhecimento de seu papel, souberam atravessar as diversas tormentas sem abandonar o navio, mantendo uma chama acesa a iluminar os caminhos de busca de rumos navegáveis.
E aí, cremos, reside, hoje, nosso principal desafio. Num momento de forte renovação de quadros (cerca de 400 novos companheiros se incorporaram a esta luta no período recente) é imprescindível o repasse a estes dos valores institucionais, a contaminação com o vírus da esperança e do amor ao que se faz nesta Casa.
Quinze de Agosto de 1969. 40 anos da CPRM. O número redondo sugere uma comemoração toda especial. É hora de conferir sustentabilidade ao saldo adquirido, como forma de prosseguir avançando. E a visibilidade de nossa atuação, hoje, é uma das principais armas que possuímos para a consecução destes objetivos. A festa tem que ser para fora. Para os verdadeiros usuários de nossas ações e produtos. Para aqueles que subsidiam com seus impostos as nossas atividades profissionais
A Diretoria Executiva conclama todos os colaboradores a participarem do Ano de Comemoração das quatro décadas.
Nos próximos 3 meses, ocorrerão solenidades de comemoração em todas as unidades regionais contendo na programação mínima de festividades a exposição, lançamento e apresentação de nossos trabalhos e produtos, sem prejuízo de outras peculiaridades de festejo próprio a cada realidade. A Agenda destas ações deverá ser divulgada nos próximos dias.
O objetivo é encher a nossa Casa com todos os segmentos da Sociedade que tenham alguma tangência com nossas atividades: da Comunidade Geocientífica aos Gestores Públicos, das Organizações não- Governamentais à Classe Política, das Comunidades e Movimento Sociais à Iniciativa Privada, todos de mãos dadas para realçar o papel das Geociências na geração de riquezas, renda e emprego, bem como na luta contra as desigualdades regionais, a miséria, a fome e a sede. Tudo isto documentado e repercutido pela mídia disponível.
A primeira etapa de comemorações terá seu ápice em solenidade no Escritório do Rio de Janeiro, com a presença de representantes dos mesmos estratos sociais, envolvendo lançamento de diversos produtos e atividades. A data está sendo agendada para o final de outubro/início de novembro.
Acontecerá, também, fechando este primeiro ciclo de comemorações, uma Sessão Solene do Congresso Nacional, já aprovada no Plenário do Senado Federal no último dia 09/08, em homenagem aos 40 anos do Serviço Geológico do Brasil/CPRM a se realizar no dia 10 de novembro de 2009.
O Ano de Comemoração dos 40 anos do SGB/CPRM terá continuidade no decorrer de 2010, com os sucessivos lançamentos de Produtos e Atividades a serem concluídas no período, precedidos de Audiências Públicas aferidoras da satisfação e incorporadora de críticas e sugestões dos usuários a serem conduzidas pela Ouvidoria do SGB/CPRM, além de outras atividades diversas.
Esperamos que o Ano de Comemoração dos 40 anos do SGB/CPRM constitua-se em fator de fortalecimento da auto-estima e da solidariedade mútua de todos os nossos colaboradores, à medida que testemunhem o reconhecimento e a importância social do seu trabalho, isto sim, o verdadeiro presente de aniversário.
A mensagem final da Diretoria Executiva é que cada um dos colaboradores introverta em si próprio a certeza de que se esta é uma data a ser efusivamente comemorada por nós, o é mais ainda pela Sociedade brasileira, por tudo que estamos realizando e por tudo que temos condições de realizar com o nosso trabalho.
Parabéns ao nosso corpo de colaboradores. Parabéns aos usuários de nosso trabalho. Parabéns ao Brasil pela Instituição de excelência e de compromisso que tem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário