Do Blog da Terra:
Durante a reunião do Tratado Internacional sobre Recursos Genéticos de Plantas para Alimentação e Agricultura que começa hoje em Túnis devem ser apresentados os cinco primeiros projetos que receberão recursos por meio do fundo para conservação de variedades de 64 espécies de planta. No total, foram enviadas 300 propostas que devem dividir cerca de US$ 250 mil doados pelos governos da Noruega, Itália, Espanha e Suíça.
De acordo com o tratado, 1,1% do valor das vendsa de sementes que se beneficiem dos recursos genéticos das sementes identificadas pelo tratado deverão ser revertido para o fundo. O objetivo é garantir a biodiversisdade das culturas na qual a humanidade baseia sua alimentação.De acordo com a FAO, espera-se reunir um milhão de amostras de variedasdes das 64 espécies, que serão disponibilizadas para o desenvolvimento de novas sementes. Segundo a FAO, nenhum país do mundo é auto-suficiente in recursos genéticos de plantas. A agência da ONU espera que o programa colabore no intercâmbio de variedadades para fortalecer as lavouras.
Segundo a FAO, três quartos da diversidade genética encontrada na agricultura se perdeu nos últimos cem anos e esta erosão genética continua. Estima-se que já houve mais de 10 mil tipos de culturas agrícolas, mas hoje apenas 150 especies alimentam a maior parte da população mundial e apenas 12 espécies repsondem por 80% da energia da dieta humana. Arroz, trigo, milho e batata respondem por 60% da energia consumida pelos humanos na forma de alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário