24 de junho de 2009

Despensa

Ricardo Bonalume Neto escreve para a “Folha de SP”:

A descoberta e a análise de restos fossilizados de cevada no chão de antigas estruturas circulares confirmaram que um sítio arqueológico na Jordânia inclui as mais antigas "despensas" da humanidade.

Estes depósitos de comida de 11 mil anos atrás foram essenciais para o homem deixar o estágio de caçador-coletor - dependendo da caça, pesca e coleta de vegetais e frutas - e desenvolver a agricultura e a pecuária. O excedente de comida criado pela "revolução agrícola" permitiu o surgimento das primeiras civilizações.

Mas a datação desses silos pré-históricos do sítio de Dhra”, perto do mar Morto, indica que o uso intensivo de variedades selvagens de gramíneas aconteceu um milênio antes da domesticação de cereais e o aparecimento e difusão de comunidades sedentárias.

A tecnologia para o armazenamento e a conservação de comida incorporada nos silos foi uma das mais revolucionárias da Pré-História, segundo o trabalho dos pesquisadores Ian Kuijt, da Universidade de Notre Dame, Indiana (EUA), e Bill Finlayson, do Conselho para Pesquisa Britânica no Levante, de Amã, Jordânia.

Nenhum comentário: