18 de junho de 2009

Conhecimento Imperfeito

Após uma viagem pelas estradas nacionais (BR's 230 e 163) - o que é uma desgraça para qualquer corpo humano - retornei ao batente.

Para saber das novidades locais resolvi ligar a "telinha" e deparo com um monte de reportagens jornalísticas (???) no canal comandado pelo "vereador solidariedade".
Falam sobre a reunião que o prefeito em exercício promoveu com sua cúpula e os vereadores (todos eles) para preparar um pacto de solução de diversos problemas municipais, tais como o lixo.

Até aí nada demais.
De repente o apresentador resolve externar opiniões sobre as declarações do gerente do IBAMA local, que explicava a normatização ambiental necessária para que se implementasse um aterro sanitário.
E aí começaram as sandices.
Tá certo que o babaca seja um defensor ardoroso do prefeito e suas maluquices.
Mas ele deveria ir só até aí.
Resolveu, no entanto, ir mais além. E a baboseira começou a sair pelos seus poros e boca.
Começou a falar que as leis são inconsequentes e que os legisladores inventam formas de complicar a vida e morte de quem quer fazer alguma coisa. E o caso era o lixão!

Então é melhor explicar ao apresentador que lixão é coisa do passado; que a lei ambiental (1981) é anterior à constituição federal (1988); que determinadas normas são emanadas do executivo; que o chorume é produzido a partir do lixo mal acondicionado e contamina os lençóis freáticos; que deveria ter um projeto de saneamento básico neste município; que não existe uma única lixeira pública em toda a Hugo de Mendonça - a rua do comércio itaitubense; que é criminosa a forma de dispor o lixo em Itaituba.

Um apresentador deveria conhecer alguma coisa quando comenta. Se não sabe é melhor ficar caladinho da silva.
Tá ligado, malandro?

Então, daqui pra frente nao comente o que não sabe. Peça pra alguém lhe ensinar sobre a questão mais discutida em todo o planeta: o meio ambiente, que só é meio na palavra que o completa.

2 comentários:

Aramis Ralf de Castro disse...

Um 'apresentador' tem de saber que ele 'tá na mídia' e que, em sua maioria, seus filhos, familiares e seus amigos ('amigos' já incluindo os 'conhecidos')o estão assistindo. E que tudo o que ele fala, fica gravado e, depois, quando ele souber sobre o assunto (se souber), vai ver a vergonha que passou.

Fernando Lemos disse...

lá pelos idos de 1995 ou 1996 eu ainda enxugava uma garrafa de pinga com maestria, passei por itaituba e estive creio que na secretaria de indutria e meio ambiente no governo do wirland, o secretário era o ivo preto e fiquei lá por cerca de duas horas. me chamou atenção alguns volumes de cor verde se não me falha memoria e peguei um ou dois volumes para folhear. para supresa minha tratava-se de um - para a epoca - amplo projeto de saneamento basico elaborado, se não alcança o alemão, pela USP. deviam ser uns 8 ou dez volumes com mapas, perfis, projetos hidraulicos e outras coisas.
te pergunto tens conhecimento se o projeto foi implementado?
se não que fim levou?