13 de maio de 2009

Vigília pela Amazônia

Do Amazônia:

Começa hoje (13), às 18h00, na sede do Senado Federal, em Brasília (DF), uma vigília pela Amazônia, que será realizada em forma de audiência pública, com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública para a necessidade de conservação da floresta.

O evento, que poderá ser acompanhado ao vivo em transmissão pela TV Senado, deverá se estender até meia-noite e contará com a participação de ambientalistas e parlamentares empenhados em debater as atuais ameaças à Amazônia, a importância do bioma e o avanço de iniciativas sustentáveis na região.

A vigília foi pedida ao Senado pelo movimento "Amazônia para Sempre", liderado pelos atores Christiane Torloni, Juca de Oliveira e Victor Fasano. Os artistas se impressionaram com a devastação da floresta amazônica durante as gravações da minissérie Amazônia, em 2007. O movimento reuniu cerca de 1,2 milhão de assinaturas de pessoas que pedem o fim do desmatamento.

Estudos já comprovaram que a Amazônia presta importantes serviços ambientais ao planeta, e especialmente ao Brasil, já que o equilíbrio climático do país depende da conservação da floresta. No entanto, o bioma vem perdendo, em média, um campo de futebol oficial de mata nativa a cada dez segundos, nos últimos seis anos.

3 comentários:

Aramis Ralf de Castro disse...

Vamos ver no que vai dar mais esse 'movimento' que fazem pela Amazônia. Vamos ver se vão levar em frente mais essa iniciativa, ou se não vai ficar, mais uma vez, só nos papéis e 'baixo-assinados' por ai.
Cansei que ficar assinando papéis em virtude de quererem proteger a Amazônia. Nunca a sociedade (ao todo) entra de cabeça num ‘projeto’ desse pra tornar isso REAL. Do que adianta latir, latir e não morder?!
Sim, é claro, isso é uma ótima iniciativa. As pessoas que uma parte do povo ver como ‘gente intocável’ querendo fazer algo pra salvar a Amazônia, o planeta. Isso é muito bom!
Senado? Câmara dos Deputados?

Bom, só não sei se esses são os melhores lugares pra tal coisa.

Jubal Cabral Filho disse...

Caro Mosqueteiro
só dará certo se continuarmos assinando tantos quantos forem necessários para que haja mudanças na postura dos migrantes na Amazonia.
E ela começa com a nossa postura de não fazer o que os empresários sulistas que vem destruir como já fizeram por lá.
A mudança é nossa.

Aramis Ralf de Castro disse...

Com certeza!! A mudança é nossa!

Olha, a mais ou menos 3 semanas atrás, entraram na agencia 3 homens (que logo de cara se ver que não são daqui e sim do sul). Enquanto eu os atendia, dois deles ficaram conversando entre si.
Um que estava com um chapéu daqueles de ‘cowboy’, dizia assim: "Não sei pra diabos em Aveiros existe reserva ambiental. Por um acaso o povo vai comer isso, vai comer mato?"
E o outro respondeu: "O povo daqui tem mais é que sofrer mesmo. Tem que comer peixe frito com farinha. Os outros estados tinham que prender comida e não vendar mais nada pra cá. Ai sim esse povo ia ver o que é bom."

Meu Caro, eu JURO pra você que fiquei tão indignado com aquilo que tive de pedir licença e dizer que não ia mais atendê-los.
Quase pulei no pescoço deles.
É numa hora dessas que não podemos ter em mãos uma arma, porque senão se faz besteiras, ou até mesmo um bem pra humanidade.