10 de maio de 2009

Troca de Tiros

Três sem-terras foram baleados no início da tarde deste sábado na Fazenda Maria Bonita, em Eldorado dos Carajás, no Pará. A propriedade está ocupada desde julho de 2008 e pertence à Agropecuária Santa Bárbara, do banqueiro Daniel Dantas. Segundo informações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), as vítimas sofreram ferimentos sem gravidade e já foram liberadas.

Os disparos foram feitos por seguranças da fazenda. De acordo com a empresa, houve tiroteio, mas nenhum funcionário foi atingido. A Santa Bárbara acusa os acampados de terem provocado o conflito. Segundo a empresa, eles teriam matado cerca de 30 cabeças de gado nos pastos da propriedade. A coordenação do MST no Pará não confirma a versão.

A tensão nas terras de Dantas tem crescido desde abril, quando um confronto violento deixou nove feridos - oito sem-terras e um segurança - na Fazenda Espírito Santo, também em Eldorado dos Carajás. O município é o mesmo em que 19 sem-terras foram mortos em conflito com a PM em abril de 1997.


Bernardo Mello Franco - O GLOBO

Nenhum comentário: