5 de maio de 2009

Fórum sôbre Florestas

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York

Fórum sobre Florestas concluiu encontro nesta sexta-feira passada pedindo mais ação para proteger matas em todo o mundo. Dezenas de representantes de vários países participaram nesta sexta-feira do encerramento da 8ª. sessão do Fórum sobre Florestas na sede da ONU em Nova York.

O diretor do grupo, Jan McAlpine, disse que as florestas não são compostas somente de madeira, mas sim de outros fatores vitais para o combate ao aquecimento global.

Mudança Climática

De acordo com o fórum, o comércio de produtos florestais gera US$ 270 bilhões por ano, o equivalente a R$ 596 bilhões.

A sessão ocorre sete meses antes da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, marcada para dezembro na Dinamarca. Segundo as Nações Unidas, as florestas ocupam cerca de 30% da área terrestre do mundo.

McAlpine disse ainda que após 17 anos de discussão no Fórum sobre Florestas é hora de suspender os debates e partir para a ação.

Um dos objetivos do fórum é alcançar um acordo sobre formas de promover gerenciamento sustentável das florestas.

Uma das participantes do encontro, a pesquisadora do Embrapa, Yara Malheiros, contou à Rádio ONU, sobre a iniciativa da organização com o governo brasileiro para monitorar o crescimento da mata. O projeto funciona com base na adoção por instituições de partes da floresta.

Parcelas

"Muitas instituições no Brasil se propuseram a adotar uma parcela como se fosse um filho. Em alguns casos, você mesmo instala e se compromete a medir, praticamente todos os anos, a pintar as árvores, a manter as plaquinhas e fazer o relatório. Esses dados de quantas plantas morreram, quantas regeneraram e quantas estão nascendo serão colocados no Banco de Dados Nacional", explicou.

A proposta de adoção de parcelas é parte do Sistema Nacional de Informações Florestais.

Segundo o Fórum, mais de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sobreviver.

E todos os anos, pelo menos 13 milhões de hectares de florestas se perdem por causa do desmatamento.
Fonte: Envolverde

Nenhum comentário: