21 de abril de 2009

A Educação Indígena

A Constituição de 1988 garantiu aos povos indígenas uma educação escolar
diferenciada, que respeitasse a cultura e os saberes tradicionais de cada etnia.
Mas 20 anos depois, escolas sem infra-estrutura, materiais didáticos inadequados
e a falta de professores especializados ainda são problemas comuns nas escolas
indígenas.

Em setembro, cerca de 600 representantes dessas comunidades e dos
governos federal, estaduais e municipais irão se reunir em Brasília para a 1ª
Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. A idéia é discutir qual é o
modelo de educação adequado para esses povos.

A educação diferenciada significa que eles têm o direito de utilizar a língua materna nas escolas e introduzir no ambiente escolar seus conhecimentos, práticas e saberes.

Na área indígena Munduruku este problema é continuado há várias gerações. Os que conseguem se sobresair nos estudos e migram para grandes centro não retornam para partilhar o conhecimento com àqueles que ficaram. E assim é perdido um passo importante na continuidade da educação.

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