27 de março de 2009

Indignação na Conservação

A respeito do post Conservação?, leitores postaram, indignados, os comentários abaixo:

1. Do advogado Dudimar Paxiúba:
Meu Caro Jubal,

Moro a dez metros desse "monumento arquitetônico" mostrado no seu registro fotográfico.

O registro fotográfico é, nada mais nada menos, de uma das maiores atrações turísticas da cidade de Itaituba (veja encarte publicado recentemente no "O Liberal").

É a prova inconteste do descalabro administrativo do 'desgoverno' do Roselito. Contra fatos e fotos não há argumento.

Quando cai a noite, Jubal, ocorre o revezamento de "funcionários". Encerra o expediente dos urubus e começa o dos morcegos, drogados, delinquentes, vadios, prostitutas, etc... As fotos seriam impublicáveis.

Aguardo, ansiosamente, o que fará nosso amigo Dayan Serique (lá de Santarém), "num passe de mágica", para demitir esse exército de laboriosos "funcionários" e restaurar o local de trabalho.
2. Do leitor contumaz Aramis Ralf:

Indignado e triste ao mesmo tempo.

Quando vejo essas fotos, a revolta que cresce dentro de mim parece não ter fim. Ver que nossa história está sendo jogada no lixo, deixada às traças, deixada para que urubus tomem conta.
Fico mais indignado ainda, quando vejo que as autoridades (não só essa ‘coisa ai’ que dizem ser o ‘prefeito’, mas também os vereadores e ate mesmo os empresários e a população) não FAZEM NADA. Melhor, falar eles falam até demais, MAS não se movem nem do lugar, pelo menos pra mudar a bunda de posição.
Isso me da uma grande tristeza, porque vivi minha infância inteira aos arredores desde monumento historio do qual eu admirava tanto, e admiro até hoje.
Pra mim, parece que Itaituba esta cada vez mais regredindo. Os ‘governantes’ não fazem porra nenhuma, e só querem acabar ainda mais a cidade, e ‘o povo’ fica cada vez mais acomodado e ‘conformado’ com isso, o nada.
Ano passado, quando fique sabendo que alguns VÂNDALOS IDIOTAS (FILHOS DE PAPAI) derrubaram (quebraram) o busto do ‘Fundador da Cidade’, fiquei pensando, tentando imaginar, o que passa na cabeça de um ser desse para fazer tal coisa, jogando a história (que também faz parte da história dele) na lama.
Eu tenho uma enorme vontade de voltar (definitivamente) para minha cidade, um dia. Mas, pelo que vejo, acho que vou ter que realizar este sonho o quanto antes, pois, senão, ela vai acabar no fundo, virando apenas um buraco, e bem no fundo do mesmo, vai haver uma ‘pepita’ no formato de cruz, com os dizeres: ‘Aqui jaz Itaituba. O lugar que UM DIA foi uma cidade maravilhosa e, devido ao descaso, sumiu do mapa e da história’.
Justiça? Isso em Itaituba, eu acho que deve estar mais regredido que a própria cidade.
Impunidade? Itaituba tem de sobra.
RESPEITO (principalmente pela história)? Bom, ainda há esperanças, e ela é a ultima que morre.
3. Do arquiteto Mario de Miranda:
Caro Jubal
O estado de abandono em que se encontra o mais importante registro arquitetônico da história de Itaituba, demonstra muito bem o "amor" com que o prefeito "cuida" de nossa cidade. É uma verdadeira falta de respeito com o povo e a cultura deste município. Com a palavra o presidente do Conselho da Cidade, o secretário de planejamento do prefeito "cuidadoso", responsável pelo nosso patrimônio público.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço por ter postado meu comentário. Ainda que eu ache pouco o que escrvi.
Abraços, e mais uma vez, obrigado!!



Obs: Estou indo à Itaituba agora em abril, no feriado do dia 10 ou no feriado do dia 21. Vou passar apenas 3 dias, mas, espero que eu ainda tenha a sorte de ver esse 'monumento' em pé.

Outra obs: Às vezes vai mais de um comentário meu, com o mesmo conteúdo, pq a internet aqui de Santarém é tão maravilhosa que vivi dado erros, ai penso que não foi o primeiro comentário.