10 de fevereiro de 2009

E a Água da Fonte?

Para conhecimento da Prefeitura de Itaituba, quando for contratar a empresa que vai recuperar a fonte da Sonda (não riam ainda) e para que os "vigilantes" da Câmara Municipal fiquem de "orelha em pé":

As águas subterrâneas, assim como já acontece com as águas de superfície, passarão a ser classificadas de acordo com suas características hidrogeoquímicas naturais e seus níveis de poluição, que vão indicar a que tipo de uso cada aqüífero é adequado. A classificação está determinada em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

A classificação visa, entre outros fins, previnir e controlar a poluição e promover a proteção da qualidade das águas subterrâneas que, uma vez contaminadas, demandam processos lentos e onerosos para recuperação.

Para garantir a qualidade da água dentro de sua classificação, os órgãos ambientais devem promover implementação de Áreas de Proteção de Aqüíferos e Perímetros de Proteção de Poços de Abastecimento. A resolução também prevê a criação de Áreas de Restrição e Controle do Uso da Água Subterrânea, a serem implementadas em caráter excepcional e temporário quando a captação em determinados corpos de água representar risco para a saúde humana, para ecossistemas ou para os próprios aqüíferos.

Nenhum comentário: