19 de novembro de 2008

Ouro dos Tolos


Um dos minerais que mais enganam os garimpeiros é a pirita, embora seja um excelente indicar de mineralização.



Pirita

(PbS)


Mineral amarelo metálico, também conhecido como "ouro dos tolos", pelo fato de ter cor parecida com o ouro. Distingue-se deste pela menor densidade e pelo fato de que não é maleável como o ouro. Sulfeto de ferro natural. É matéria prima na produção de enxôfre e ácido sulfúrico.

Também conhecida popularmente como Ouro dos tolos, em função da cor amarela, distingue-se facilmente do ouro verdadeiro pela dureza, e pelo fato de que o ouro é muito maleável, enquanto a pirita se quebra com facilidade, não possuindo maleabilidade.

É matéria prima na produção de enxôfre e ácido sulfúrico.
Ocorre comumente em vários ambientes. No carvão mineral ocorre como subproduto.

É um mineral de fácil ocorrência em calcáreos, mármores, pegmatitos e granitos, junto com outros sulfetos.
O nome se origina pelo fato de produzir faisca quando é fortemente riscada no ferro. Distingue-se facilmente do ouro por não ser maleável. Para testar a maleabilidade, muitos garimpeiros usam morder o mineral amarelo que está sendo testado. Se ela ficar marcado pelos dentes é ouro, caso contrário não é. Este procedimento é desaconselhável pois submete os dentes ao um grande esforço e pode provocar danos irreparáveis. A forma mais simples de verificar se um mineral é maleável, quando se tem uma amostra muito pequena, é comprimi-la entre duas placas de vidro grosso. Se for maleável (ouro) poderá ser visto o mineral se deformando à medida que é as duas placas vão sendo apertadas. Se for pirita ou outro sulfeto, ele se romperá, por ser friável.


Nenhum comentário: