7 de novembro de 2008

Conhecendo Minerais: O Topázio Imperial



O topázio imperial é um mineral do sistema ortorrômbico que ocorre na natureza em forma de prismas com estrias longitudinais, clivagem basal, dureza 8 (na escala de Mohs), densidade entre 3,4 e 3,6 e brilho vítreo.
Ocorre numa grande variedade de cores, do amarelo ao vermelho, passando por nuances intermediárias, como o rosa e o lilás. Mais raros, estes últimos são característicos da Mina do Capão.
Entre as gemas, é uma das mais belas e valiosas. O valor comercial da pedra lapidada depende da cor, tamanho, forma, pureza. Transformada em jóia, passa a ser testemunha da integração do homem com a natureza.
A designação imperial para este tipo de topázio tem origem na Rússia, local das primeiras jazidas, exauridas durante o período Czarista.
O topázio imperial só ocorre em Ouro Preto e as ocorrências existentes não ultrapassam os limites do seu município. Esta região é a única fornecedora desta gema em escala comercial e abastece as joalherias do mundo inteiro. Cumpre assinalar a existência de uma ocorrência no Paquistão, sem expressão econômica. Assim como Ouro Preto, o topázio imperial também tem sua história, aquela que perpetua a nobreza das artes e das formas. Prova generosa do poder criador da natureza, é uma das mais raras gemas.
Como todo mineral, é exaurível e um dia deixará de existir em sua forma bruta, natural.

Fonte: Topázio Imperial, in Brasil Infominer

Nenhum comentário: