26 de setembro de 2008

Dia Mundial sem Carro?

A idéia de deixar o carro em casa como manifestação contra o domínio do automóvel provocou o surgimento do Dia Mundial sem Carro, em 1997 na França.
Em várias cidades deste planeta a idéia foi aceita e implementada.
Nos grandes centros urbanos do país já se discute e reflete sobre a mobilidade urbana e a ocupação do espaço urbano.

Enquanto isso, aqui em Belém, nesta data enfrentamos vários engarrafamentos provocados pela quantidade de veículos que fazem parte da frota urbana e interestadual da grande Belém.
Nenhum partido político ou candidato foi usar seu espaço livre, para discutir ou conclamar seus eleitores e simpatizantes a aderir a esta causa.

Quer dizer que todos ao redor estão preocupados com a Amazônia, mas os amazônidas não? Também nem tanto, pois na escola onde minhas filhas estudam a idéia dissemina e elas discutiam comigo nesta data porque não íamos de transporte coletivo e deixávamos o automóvel em casa. Fiquei extremamente sem graça e... sem resposta, é claro!
Prova que temos que nos preocupar em praticar o meio-ambiente e não só falar. Ponto pros "pequeninos" e falta grave (menos 14 pontos na carteira?) pro adulto metido a ambientalista.

********************************

Em Tempo:
Um artigo do jornalista Francisco Sidou, publicado no blog Espaço Aberto "explica" porque não se deve aderir ao programa do Dia Mundial sem Carro e os riscos decorrentes disso, na grande Belém.

Nenhum comentário: