23 de janeiro de 2008

Extração Sustentável de Ouro e Prata

Informa o Jornal do Meio Ambiente:

"Em 2010, a empresa mexicana de mineração Peñoles passará a utilizar um método sustentável e único no mundo para extrair ouro e prata, criado por pesquisadores da estatal Universidade Autônoma Metropolitana (UAM). Convencer a empresa não foi fácil. Trata-se de um reator eletroquímico que elimina vários passos dos métodos tradicionais, é mais barato e não gera resíduos.


Atualmente, se recorre ao venenoso cianureto e a caros processos de aquecimento da rocha para separar os metais preciosos de outros minerais aos quais estão misturados. O reator emprega tiourea, um composto molecular semelhante à uréia, que se obtém da decomposição de vegetais ou de hidrocarbonos. A tiourea, cuja oxidação é controlada com eletricidade, começa a agir ao entrar em contato com o material arenoso ou rochoso e precipita o ouro e a prata. Além disso, pode ser reutilizada de forma quase infinita".


Leia mais aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Amigos, conheço um jovem designer de jóias que quer trabalhar com metais preciosos (ouro e prata, principalmente) que sejam sustentáveis. Além desta informação sobre a empresa mexicana, tem algo mais próximo?