1 de dezembro de 2007

Um Debate Ambiental

No blog do Val-Mutran encontramos diversas opiniões sobre diversos assuntos.
Um deles expõe a opinião de Tony Rosa, sociólogo e especialista em Gestão Ambiiental sobre a situação no Pará e no atual governo.
Diz sua inicial:

"O Estado do Pará passa hoje por período muito similar ao da guerra fria entre, as então, superpotências bélicas URSS e EUA e seus respectivos blocos políticos e econômicos, na década de 80. De um lado figura como ator principal, o principal agente de regulação ambiental de nosso Estado: a SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente tendo como adversários os destruidores do meio ambiente, isto é, as atividades que fazem uso dos recursos naturais ainda abundantes no Pará e/ou aquelas que emitem alguma forma de poluente, sem qualquer compromisso com a legalidade, com a recuperação ambiental e com a sustentabilidade do desenvolvimento do Estado, pra ser mais claro, os aventureiros, os empresários sem compromisso".

Achei que o artigo merecia um contraponto e mandei pro Val, via email. Ele não duvidou e publicou, além de convidar outros a se "meter no assunto".
Uma palhinha do que escrevi:

"O Licenciamento Ambiental foi feito para ser utilizado em áreas urbanas do Sul/Sudeste do País. Aqui, no interiorzão quem tem licença ambiental para, digamos, fazer funcionar um posto de combustível? Ou uma serraria? Ou uma extração de areia, seixo, barro ou pedra? O Licenciamento é uma balela. Levar a responsabilidade para os municípios é um desrespeito a legislação que se quer fazer valer. Pouquíssimos deles tem em seus quadros, profissionais competentes para efetuar o licenciamento".

Você tem uma? Então mande prá lá ou prá cá.

Nenhum comentário: