10 de dezembro de 2007

Grana para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) destinará, por meio do edital RHAE - Pesquisador na Empresa, R$ 20 milhões para projetos que visam a estimular a inserção de pesquisadores nas micro, pequenas e médias empresas brasileiras.
O objetivo é apoiar atividades de pesquisa tecnológica e de inovação que estimulem a inserção de mestres e doutores nas empresas. A agência receberá projetos que proponham o desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos para aumentar a competitividade das empresas por meio da inovação, do adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas.
Segundo o CNPq, os recursos para financiamento das propostas são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e dos fundos setoriais. Pelo menos 30% do valor total será destinado a propostas desenvolvidas em empresas sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Os projetos podem ter o valor máximo de R$ 300 mil e a contrapartida das instituições proponentes deverá corresponder a 20% do valor proposto no projeto. Serão financiadas bolsas de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais (SET), de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) e bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI).
Os projetos deverão abordar os setores industriais com temas como semicondutores, software, fármacos, bens de capital, biotecnologia, biomassa, energias alternativas, aeroespacial, biocombustíveis e energia nuclear.
O edital será composto por três rodadas. A primeira receberá as propostas até o dia 15 de fevereiro e os resultados serão divulgados no dia 28 de março. A segunda receberá projetos até 2 de maio e publicará os resultados no dia 30 do mesmo mês. A última rodada de submissão das propostas receberá projetos até 3 de julho e divulgará os resultados sairão no dia 25 de julho.
Mais informações:
www.cnpq.br/editais/ct/2007/032.htm

Fonte: Agencia FAPESP

Nenhum comentário: