8 de dezembro de 2007

É Campeão!

A Indonésia, nação anfitriã da 13ª Conferência da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, é a atual líder mundial nos índices de desmatamento de floresta tropical. De acordo com dados do governo relatados pelo programa de Florestas do WWF, anualmente, o arquipélago perde 1,3 milhão a 1,8 milhão de hectares.
Soubemos nesta sexta que o Brasil obteve nova queda no desmatamento da Amazônia, levando nosso índice a 1,1 milhão de hectares.
Portanto, estamos deixamos o primeiro lugar para a ainda vergonhosa segunda posição.
Parece ainda que os indonésios estão caminhando muito bem para manter esta posição de liderança nos próximos anos. Isso porque a quantidade de terras que estão sendo desmatadas para o plantio de dendê não é pequena nas ilhas de Sumatra e Bornéu.
A ONG Friends of the Earth exibiu neste sábado, em Bali, um documentário mostrando como é feito o desmatamento para o plantio de palmeiras. É triste de ver as árvores tombando com as motoserras e tratoraços. Atualmente, 6,5 milhões de terras estão ocupadas por fazendas de dendê. A produção do óleo é exportada para indústria de cosméticos e alimentação na Europa.
Com a febre do biodiesel, o ministério da Agricultura da Indonésia pretende elevar a área plantada para 36,5 milhões de hectares.

PS: Qual é mesmo o nome daquela palmeira que o projeto de lei do Senado Federal está querendo incentivar o plantio na Amazônia?

Fonte: O Eco

Nenhum comentário: