2 de outubro de 2007

Baboseira Parlamentar...

Um deputado do Pará (que talvez nunca tenha visitado o Parque Ambiental de Belém) resolveu ajudar o presidente Lula a criar mais empregos e acomodar seus parceiros. Sugeriu a criação do Ministério das Florestas. Leial abaixo a matéria, publicada em O Liberal:

"Existem atualmente 42 países com ministérios específicos para tratar dos recursos florestais. Estas pastas consideram não somente questões de meio ambiente, mas principalmente operações estratégicas de caráter regulatório e implementação de políticas públicas que induzam o desenvolvimento sustentável a partir da exploração das florestas. Porém, essa experiência, muito comum entre os países europeus, passa longe dos países da América Latina. Somente a Nicarágua, na América Central, possui um Ministério das Florestas. Em nenhum país integrante do 'Pacto Amazônico' e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), há florestas sob custódia institucional de um ministério exclusivo.
O debate sobre o tratamento diferenciado às florestas brasileiras, em especial a Amazônia, foi levantado pelo deputado paraense Lúcio Vale (PR), que apresentou uma indicação ao Poder Executivo sugerindo a criação do Ministério das Florestas do Brasil. O parlamentar afirma que a atuação do Ministério do Meio Ambiente é insuficiente para garantir o desenvolvimento sustentado nessas áreas, devido à excessiva carga de atribuições sob a sua responsabilidade atualmente.
'A questão florestal deve ser retirada do Ministério do Meio Ambiente para ser tratada de forma mais ágil e objetiva. Como está, é impossível adotar medidas mais efetivas e um modelo institucional mais robusto, que privilegiem a exploração racional da floresta', defende o deputado, destacando que as recentes secretarias criadas pelo Ministério, para tratar dos assuntos florestais só aumentaram a burocracia. 'São mais carimbos para serem passados e o que temos é que desatrelar tudo isso'.
Para o deputado, é imprescindível que o Brasil tenha seu Ministério da Floresta, uma vez que possui uma das maiores reservas florestais do planeta. São três milhões de quilômetros quadrados de florestas naturais, sendo 2,9 milhões de floresta tropical amazônica, 102 mil de floresta atlântica, e cerca de três mil de florestas de araucárias. Ele ressalta que uma pasta voltada exclusivamente para o aproveitamento sustentável dessa vasta área florestal perfila a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do País, assim como o bem-estar do planeta, atenuando os efeitos das mudanças climáticas globais"
.

Nenhum comentário: