28 de setembro de 2007

Pólvora para o Meio Ambiente Paraense

A deputada Josefina Carmo defendeu que seja realizada uma ampla discussão sobre os projetos de mineração na região oeste do Pará. Segundo ela, esta poderá se tornar uma importante fonte de desenvolvimento regional, principalmente para a Calha Norte. A parlamentar lembrou que nos municípios de Monte Alegre e Alenquer foi descoberto uma das maiores minas da bauxita do mundo, pela mineradora Rio Tinto. Segundo Josefina, a empresa pretende investir R$ 2.2 bilhões de dólares em um projeto de extração e beneficiamento do minério, mas não pode dar seqüência aos estudos por causa da criação de uma unidade de conservação.
Ela informou que existem propostas de soluções para o problema, para que a área onde está localizada a bauxita possa ser explorada. A deputada destacou que o investimento será quase três vezes maior do que a Alcoa está fazendo hoje no município de Juruti, destacando a necessidade de o início de uma discussão com a empresa Rio Tinto, para que possa ser defendidas ações que visam ao desenvolvimento da região.
Josefina sugeriu a realização de uma audiência da ACES com a mineradora Rio Tinto, para discutir o projeto. O presidente da Associação Comercial, Olavo das Neves, avaliou como muito produtiva a reunião com a deputada, destacando que o objetivo das reuniões com os parlamentares é, além de ouvir sobre o trabalho deles e sobre a real situação sobre os projetos para a região, apresentar novos problemas e sugestões.
'Tem sido muito importante este contato, pois estamos recebendo informações importantes e também municiando nossos deputados de dados que podem auxiliá-los nas ações parlamentares', avalia Olavo
.

Fonte: Brasil InfoMine

Nenhum comentário: