26 de julho de 2007

Perigo na Floresta

Informa a Agencia FAPESP:

O maior e mais antigo experimento do mundo dedicado ao estudo dos efeitos da fragmentação em florestas tropicais está seriamente ameaçado por assentamentos agrícolas, caçadores e madeireiros.
O alerta foi feito na edição desta quinta-feira (26/7) da revista Nature, em artigo assinado pelos pesquisadores Regina Luizão, do departamento de Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e William Laurence, do Instituto de Pesquisas Tropicais Smithsonian, nos Estados Unidos.
O projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), parceria entre o Inpa e o Smithsonian, tem o objetivo de quantificar mudanças no ecossistema da floresta tropical na região de Manaus, que ocorrem à medida que a floresta é fragmentada. Criado há 28 anos, o projeto já gerou mais de 500 artigos, além de 115 teses e dissertações.
As pesquisas são realizadas em fragmentos florestais de 1 a 100 hectares, distribuídos pelo Distrito Agropecuário da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A área, com 1 mil quilômetros quadrados, situa-se a cerca de 40 quilômetros ao norte da capital amazonense
.

Nenhum comentário: