10 de maio de 2007

Curso para Gestores de UC

Uma parceria entre as organizações não-governamentais WWF-Brasil e o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas proporcionará a realização de cursos introdutórios voltados à capacitação de gestores de unidades de conservação (UCs) na região Norte. O primeiro curso acontecerá em Manaus, de 8 a 17 de maio, no Centro Mariápolis, contando com 25 participantes, entre membros de ONGs, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Mais dois cursos introdutórios serão realizados ainda neste ano, um em Rio Branco, no Acre, no mês de setembro, e outro em Santarém, no Pará, em novembro.
O principal objetivo é capacitar pessoas que possam auxiliar a consolidar as novas UCs criadas pelo Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia) - coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado pelo IBAMA, em parceria com governos estaduais e municipais da Amazônia - e fortalecer a gestão das unidades existentes na Amazônia.
O curso levará aos participantes noções básicas e orientações para a gestão de unidades de conservação, integrando questões sociais e ambientais relacionadas à paisagem e ao contexto regionais. Evolução dos problemas ambientais no Brasil e na Amazônia, legislação referente a UCs e políticas públicas serão temas abordados durante os nove dias de curso.

Nenhum comentário: